ENTRAR NO SITE
 
  Português   Español   English  
 


 
  Esoterismo
 Título: Aromaterapia alivia sintomas do stress Data: 10/6/2011
 
Espante o estresse negativo com a Aromaterapia

Por Sâmia Maluf*


Em sua aventura pela vida, o homem sempre caminhou no fio da navalha, sendo permanentemente submetido ao binômio adversidade-adaptação e superando desafios. Antigamente se dizia que, na batalha da vida, deveríamos matar um leão por dia. Neste mundo extremamente competitivo e com rápidas transformações, porém, hoje matamos um leão por segundo.

O estresse negativo – seja físico, psicológico ou social – se intensifica e desencadeia reações e estímulos que causam distúrbios danosos ao equilíbrio do organismo. Destaco apenas alguns: ansiedade, medo, angústia, depressão, instabilidade de humor, tensão permanente, distúrbios do sono e da sexualidade, úlcera, hipertensão arterial, artrites, palpitações, asma, bronquite, dismenorreias, enxaqueca, eczemas, alergias... Em casos mais graves, o indivíduo pode ser levado à síndrome do pânico, à agorafobia (medo de se achar sozinho em espaços públicos), à claustrofobia, à hipocondria e até à tendência ao suicídio!

A maioria de nós já experimentou o aroma refrescante das florestas, o relaxante aroma de flores no jardim, ou o revigorante cheiro do mar. Aromas familiares e intensos, reconhecidos pela emoção por trazerem boas sensações da juventude, diminuem a ansiedade. Por esses motivos, atualmente há um grande número de pesquisas na área do olfato e dos aromas, resultando nas ciências novas, como aromaterapia, psicoaromaterapia e aromacologia. Entretanto, o sentido do olfato, na arrogância de nosso mundo moderno, ainda é relegado a um nível primitivo. Fala-se mais seriamente nos sentidos da visão, audição e das emoções e raramente sobre o olfato – o menos estudado e valorizado de nossos sentidos.

Experiência recente e traumática demonstra o quanto estamos atrasados nessas pesquisas. Em decorrência do Tsunami no Oceano Pacífico, mais de 300 mil pessoas morreram, e não se registraram mortes de nenhum animal. Provavelmente, porque os animais são mais receptivos à sensação do “cheiro de medo”, que lhes dispara um alarme para o risco da sobrevivência da espécie. Na antiguidade, o ser humano tinha consciência desse sentido primitivo, o que muitas vezes o levou a preservar a espécie. Esse é o melhor exemplo para explicar que também existe o estresse positivo, que pode salvar vidas.

Em minha especialização no uso de óleos essenciais e como aromatóloga e psicóloga, a psicoaromaterapia surgiu como resposta às minhas expectativas de promoção de bem-estar físico e emocional. Essa ciência, que trata dos efeitos dos óleos essenciais tanto no sistema nervoso central como no comportamento e nos sintomas físicos, pode ser considerada uma forma de tratamento e de cura de fato e não simples curandeirismo ou esoterismo.

Cada odor possui uma molécula que cabe exatamente em um local específico, como uma peça de “quebra-cabeça”. Quando estimuladas por essas moléculas, as células nervosas mandam impulsos elétricos ao bulbo olfatório, ao centro gustativo (onde se percebe o sabor), às amígdalas (que guardam as memórias emocionais) e ao sistema límbico, responsável pelo controle emocional e pelo equilíbrio hormonal. É por esse motivo que os aromas e as fragrâncias específicas podem evocar memórias e emoções, muito antes de despertar a parte consciente.

Os óleos essenciais possuem efeito profundo, estimulando a secreção de anticorpos, neurotransmissores, endorfinas, hormônios e enzimas. Quando dispersados no ambiente, elevam o oxigênio atmosférico e reduzem as bactérias no ar. Cientistas europeus têm pesquisado a capacidade dos óleos essenciais de expulsar do organismo – pelas fezes, urina e suor – metais pesados, petroquímicos e outros.

A dor encontra expressão em várias de nossas emoções, especialmente no sofrimento, contra o qual qualquer óleo de ação analgésica pode ser eficaz. Quando sentimos medo, raiva ou culpa, o melhor é usar um óleo essencial que tenha propriedades analgésicas e antiespasmódicas:

Óleos Essenciais Analgésicos: Alecrim, anis, cravo-da-índia, coentro, erva-doce, eucalipto, gengibre, gerânio, hortelã-pimenta, lavanda, manjerona, manjericão, noz-moscada, olíbano, pinho e sálvia-esclareia.

Óleos Essenciais Antiespasmódicos: Anis, bergamota, camomila, cravo, cipreste, erva-doce, gerânio, manjericão, olíbano e sálvia-esclareia.

Óleos essenciais para aplicação em problemas emocionais:

Agitação
– Bergamota, cedro, gerânio, junípero, lavanda, sálvia-esclareia, olíbano, manjerona, mirra, rosa, sândalo, ylang ylang.

Ansiedade – Paz e calma para o aqui e agora, esperança e relaxamento para a mente: camomila romana, ho leaf, laranja, lavanda, mandarina, pau-rosa, ylang ylang.

Apatia – Gerânio, hortelã-pimenta, jasmim, laranja, manjerona, olíbano, pau-rosa, rosa, sândalo, tangerina, tomilho e ylang ylang, que promoverão motivação, paixão pela vida, harmonia e esperança, afastando o medo.

Confusão mental – Alecrim, canela, cedro, cipreste, gerânio, gengibre, hortelã do Brasil, hortelã-pimenta, junípero, olíbano, pimenta negra e tomilho trazem paz e clareza de pensamentos, promovendo a capacidade de fazer escolhas.

Culpa – Camomila romana, cipreste, junípero, limão tahiti ou siciliano, manjerona, olíbano, rosa, sândalo e tomilho servirão para tirar o peso dos ombros e promover a humildade e a possibilidade de perdoar a si mesmo.

Depressão – Bergamota, coriandro, gerânio, grapefruit, lavanda, laranja, manjericão, olíbano, sândalo e ylang ylang promovem a motivação, devolve a paixão pela vida, a esperança, o poder de raciocínio e a harmonia.

Desapontamento – Eucalipto glóbulos, gerânio, gengibre, junípero, lavanda, laranja, olíbano, sálvia-esclareia, tomilho e ylang ylang recuperam a esperança perdida, tirando o peso do coração por frustrações constantes e trazendo paz, harmonia e a possibilidade de realizações pessoais.

Desespero – Alecrim, cedro, hortelã-pimenta, laranja, lavanda, lemongrass, limão tahiti ou siciliano, olíbano, sálvia-esclareia, sândalo, tomilho e ylang ylang promovem uma profunda limpeza emocional, possibilitando a pessoa a entrar em contato com o aqui e agora, sem medo para o seu caminhar.

Falta de concentração – Alecrim, cipreste, eucalipto glóbulos, hortelã do Brasil e pimenta, junípero, laranja, lemongrass, limão tahiti, manjericão, mirra e sândalo ajudarão a pessoa a encontrar seu foco.

Frustração – Camomila romana, gengibre, hortelã-pimenta, laranja, limão tahiti ou siciliano, palmarrosa, sálvia-esclareia, tomilho e ylang ylang retiram a tristeza, o pesar e o sentimento de “impossibilidade”.

Irritabilidade – Todos os óleos – exceto eucalipto citriodora e glóbulos, além de hortelã do Brasil, hortelã-pimenta e pimenta negra – trarão calma, perdão a si mesmo, inspiração e paz.

Medo – Bergamota, camomila romana, cipreste, gerânio, jasmim, junípero, manjerona, mirra, olíbano, rosa, sândalo e ylang ylang tiram o peso do coração, trazendo alegria, harmonia e paz.

Raiva – Bergamota, camomila romana, cedro, laranja, lavanda, limão tahiti, siciliano, manjerona, mirra, olíbano, rosa, sândalo, ylang ylang. Esses óleos promoverão paz, harmonia para o perdão, esperança no futuro, calma para afastar os traumas e as frustrações do passado.

Sofrimento – O sofrimento é um tipo de emoção para a qual um óleo de “dupla ação” é sempre de grande valia; englobando várias emoções. Indico os óleos essenciais para equilíbrio (relaxantes e estimulantes): bergamota, cipreste, gerânio, laranja, lavanda, manjericão, manjerona, rosa, sálvia-esclareia e vetiver.

Sinergias para sintomas físicos de estresse negativo – Todas, a não ser em aplicações específicas mencionadas, podem ser usadas com aromatizador, no pós-banho, em escalda-pés ou em massagens:

Afecções dermatológicas – em 20 ml de Óleo Vegetal de Abacate ou de Calêndula, adicionar 6 gotas de Óleo Essencial de Lavanda e 6 de Óleo Essencial de Benjoim. Aplicar duas vezes por dia diretamente na lesão.

Alterações metabólicas – em 20 ml de Óleo Vegetal de Semente de Uva, despejar 4 gotas de Óleo Essencial de Gengibre, 4 de Óleo Essencial de Gerânio e 4 de Óleo Essencial de Cipreste.

Alergias e rinites – em 10 ml de soro fisiológico, misturar uma gota de Óleo Essencial de Hortelã-pimenta no inalador ou no lenço. Não tem contraindicação e pode ser usado várias vezes por dia, porém somente até as 18 horas, porque a hortelã-pimenta é estimulante.

Alterações inflamatórias do aparelho gastrointestinal – em 20 ml de Óleo Vegetal de Germe de Trigo, misturar 6 gotas de Óleo Essencial de Laranja e 6 de Óleo Essencial de Hortelã-pimenta. Também pode ser passada diretamente sobre a área gástrica.

Alterações tiroidianas – em 20 ml Óleo Vegetal de Germe de Trigo, adicionar 6 gotas de Óleo Essencial de Gerânio, 3 de Óleo Essencial de Palmarrosa e 3 de Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora. Pode ser feita aplicação no pescoço, onde fica a tiroide.

Comprometimento do sistema imunológico – em 20 ml de Óleo Vegetal de Germe de Trigo, adicionar 12 gotas de Óleo Essencial de Palmarrosa.

Pressão alterada para cima ou para baixo – em 20 ml de Óleo Vegetal de Semente de Uva, misturar 6 gotas de Óleo Essencial de Ylang Ylang e 6 de Óleo Essencial de Lavanda.

Úlceras digestivas – Em 20 ml de Óleo Vegetal de Germe de Trigo, adicionar 4 gotas de Óleo Essencial de Cipreste; 2 de Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta; 2 de Óleo Essencial de Lavanda; e 4 de Óleo Essencial de Mandarina.

*Sâmia Maluf é formada em psicologia, com especialização em adicções, depressão e síndrome do pânico. Possui formação em Aromaterapia e é autodidata em Aromacologia (ciência que estuda o aroma – dos óleos essenciais às essências sintéticas – no comportamento humano como meio de evocar memórias e sensações). Trabalha atendendo pacientes e como consultora para empresas e spas em todo o Brasil. Mais informações ser obtidas no site www.bysamia.com.br. Contatos também pelo telefone (11) 3679-8001 e pelo e-mail atendimento@bysamia.com.br.


 
 

 

tarô do amor - tarô das bruxas - tarô de Marselha - tarô da espiritualidade - tarô do trabalho - tarô do dia
tarô da sorte- tarô do sexo - bola de cristal - dadomancia -baralho cigano - dominomancia -jogo de runas
jogo de buzios - cartomancia - oráculo do amor - numerologia do amor - runas do amor -oráculo dos chakras