ENTRAR NO SITE
 
  Português   Español   English  
 


 
  Esoterismo
 Título: Aromaterapia ajuda amenizar sintomas da TPM Data: 10/6/2011
 
TPM e menopausa: mulheres podem amenizar sintomas com a ajuda da Aromaterapia

Por Sâmia Maluf


Tensão Pré-menstrual e menopausa são nomes que assustam as mulheres. Em ambas as situações, elas sofrem por conta de alterações físicas e emocionais. No entanto, o melhor vem agora: a Aromaterapia é uma poderosa aliada para vencer os ‘transtornos’ comuns de ambos os períodos.

Com relação à TPM, aqueles dias que antecedem a chegada da menstruação, é fato que muitas mulheres notam incríveis mudanças no seu comportamento e no seu corpo. Aliás, até as pessoas que com elas se relacionam percebem que algo mudou – e chegam até a reclamar ou se afastar.

Isto acontece por várias razões: no aspecto comportamental, a mulher fica mais sensível, irritada, ansiosa. Pode ficar até deprimida, sem auto-estima e tomada de sentimentos de rejeição. Há quem reclame de dor de cabeça, falta de energia, dores musculares. E o corpo parece que infla – resultado imediato da retenção de líquido.

A chegada da menstruação pode amenizar todos estes sintomas, mas também, em algumas mulheres, desencadeia outros também incômodos e indesejáveis: cólicas e mal estar proveniente de fluxos muito intensos.

Em ambas os casos, os óleos essenciais - substâncias aromáticas naturais extraídas de flores, folhas, sementes, cascas e raízes – podem e devem ser usados. Inalados, aplicados ao corpo por meio de massagens, no banho, em compressas ou num delicioso escalda-pés, eles restauram as energias curativas e proporcionam o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

Durante a TPM, para acalmar e equilibrar os hormônios, os óleos mais indicados são Gerânio, Grapefruit, Lavanda, Mandarina, Tangerina, Néroli, Rosa, Camomila-romana, Sândalo e Vetiver. Para revigorar o ânimo, é bom apostar em Bergamota, Sálvia-esclaréia, Jasmim e Junípero.

Para reduzir o inchaço corporal são boas pedidas os óleos essenciais de Cipreste, Patchouli, Alecrim e Erva-doce.

Durante o período menstrual, é possível amenizar as cólicas com a Sálvia-esclaréia, Cipreste, Gerânio, Gengibre, Junípero, Lavanda, Pinho, Manjericão, Erva-doce, Manjerona e Vetiver. Para regular os ciclos muito abundantes ou insuficientes são indicados a Sálvia-esclaréia, Junípero, Lavanda, Mirra, Camomila-romana, Rosa, Alecrim, Erva-doce e Manjerona.

Menopausa – Quando o assunto é menopausa, estamos falando de mudanças físicas e emocionais muito mais intensas no organismo feminino. Por conta da redução dos hormônios estrógeno, progesterona e testosterona, ela passa a relatar ondas de calor, ressecamento da pele e mucosas, diminuição da força física, aumento do peso e flacidez, ente outros sintomas.

No aspecto físico, o que mais afeta e desestabiliza é o aumento do peso. Parece que a silhueta se perde, a cintura parece sumir. O aumento da gordura corporal se dá porque a testosterona influencia os hormônios do fígado encarregados de diminuir a gordura no sangue e no próprio fígado.

O metabolismo, então, se afeta. As mulheres sentem mais vontade de comer, sobretudo doces e carboidratos. Mais estressadas, o cortisol aumenta, assim como a adrenalina e noradrenalina. Elas ficam menos sensíveis à leptina, um hormônio que dá a sensação de saciedade. Resultado: sentem fome, comem mais e ganham peso.

Fala-se muito em reposição hormonal – e esta vem sendo a opção de muitas mulheres. Com relação à Aromatarepia, há muitas aplicações que podem colaborar na busca pelo bem estar. Veja algumas receitas:

Amenizando os calores da menopausa

Acrescente o Óleo Essencial de Gerânio em sua vida. Ele é um fito-hormônio que poderá auxiliar quem não pode utilizar os hormônios sintéticos ou aquelas que sempre optam por tratamentos mais naturais. Podem, simplesmente, complementar eventuais tratamentos que em andamento. Recomendo a todas as mulheres a Água Perfumada de Gerânio, que pode ser usada de diferentes maneiras:

- Como um perfume à base de Óleo Essencial e água (sem álcool);
- Como água dinamizante, para amenizar os fogachos, borrifando-a no rosto e colo;
- Após o banho, quando pode ser aspergida por todo o corpo em suaves massagens, auxiliando na drenagem de edemas e na diminuição de celulites.

Drenagem para peso elevado

Quem está com aumento de peso deve fazer drenagem corporal com:

- uma colher de sopa de Óleo Vegetal de Semente de Uva (rico em polifenóis e alphatocoferol, que são excelentes anti-radicais livres);

- uma colher de sopa de Óleo Vegetal de Germe de Trigo (rico em vitamina E, que auxiliará no fortalecimento de vasos e capilares).

Passe a mistura no corpo, em movimentos circulares. Se estiver com sinais de depressão, acrescente algumas gotas de Óleo Essencial de Grapefruit, que ajuda a amenizar a sensibilidade que ocorre na menopausa.

Auto-massagem para reposição hormonal natural

Para auxiliar a massagem, misture:

- 2 colheres de sopa de Óleo Vegetal de Semente de Uva;
- 3 gotas de Óleo Essencial de Gerânio;
- 3 gotas de Óleo Essencial de Erva-Doce (também considerado um fito-hormônio).

Passe a mistura no corpo todo, em movimentos circulares.

Hidratação corporal

Faça uma hidratação em seu corpo com:

- 2 colheres de Óleo Vegetal de Germe de Trigo;
- 3 gotas de Óleo Essencial de Gerânio;
- 3 gotas de Óleo Essencial de Sálvia-Esclaréia;

Misture bem e aplique o produto no corpo todo, em massagens circulares.

Para dores nas pernas

Use o Gel de Aloe Vera. Para cada colher de sopa, misture:

- 2 gotas de Óleo Essencial de Gerânio;
- 2 gotas de Óleo Essencial de Cipreste;
- 2 gotas de Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta.

Passe nas pernas, em movimentos circulares suaves.

Para desintoxicar o corpo (usar na sauna ou fazer ‘envelopamento’)

Faça uma esfoliação corporal. Após limpar-se, aplique no corpo a seguinte mistura:

- Óleo vegetal de Gergelim, que possui ômega 3;
- 2 gotas de óleo Essencial de Pimenta Negra;
- 2 gotas de óleo Essencial de Cadamomo;
- 2 gotas de óleo Essencial de Gengibre;
- 2 gotas de óleo Essencial de Tomilho (apenas se não tiver hipertensão);
- 2 gotas de óleo Essencial de Alecrim (apenas se não tiver hipertensão).

Se a opção for por envelopamento, envolva o corpo com papel osmótico e manta térmica – se estiver na esteticista – ou com plásticos e cobertor. A combinação dos óleos ajudará a aumentar o metabolismo corporal; desinflamar juntas e desintoxicar – além de amenizar o estresse.

No mais, vale uma dica para mulheres de todas as idades: cuidem-se com disciplina durante toda a vida: Se vocês praticarem exercícios físicos, controlarem a alimentação e se submeterem a cuidados estéticos, colherão bons frutos sempre que realizarem exames de saúde. E saúde é tudo de bom!

Sâmia Maluf é formada em Psicologia, com especialização em adicções, depressão e síndrome do pânico. Possui formação em Aromaterapia e é autodidata em Aromacologia (ciência que estuda o aroma – dos óleos essenciais às essências sintéticas – no comportamento humano como meio de evocar memórias e sensações). Trabalha atendendo pacientes e como consultora para empresas e spas. Mais informações podem ser obtidas no site www.bysamia.com.br . Contatos também pelo telefone (55 11) 3679-8001. E-mail: atendimento@bysamia.com.br






 
 

 

tarô do amor - tarô das bruxas - tarô de Marselha - tarô da espiritualidade - tarô do trabalho - tarô do dia
tarô da sorte- tarô do sexo - bola de cristal - dadomancia -baralho cigano - dominomancia -jogo de runas
jogo de buzios - cartomancia - oráculo do amor - numerologia do amor - runas do amor -oráculo dos chakras