ENTRAR NO SITE
 
  Português   Español   English  
 


 
  Esoterismo
 Título: Aromaterapia : Cuidados com a pele no verão Data: 10/6/2011
 


Socorro! Uma ajuda para os problemas típicos do verão

Por Sâmia Maluf


O verão está chegando ... É a estação do calor e das férias escolares, e não há nada mais gostoso do que curtir uma praia, piscina, sítio, clube ou parque com as crianças. Ao mesmo tempo, recordei o tempo em que meus filhos eram pequenos e que as férias também eram sinônimo de alergia a picada de inseto, queimadura pelo excesso de exposição ao sol, herpes e micose...

Minha intenção não é transformar essa conversa em uma catástrofe, pelo contrário: vim aqui para dizer que a Aromaterapia pode ajudá-la a socorrer crianças, adultos e idosos em várias situações comuns a todos – até os mais precavidos. Não custa nada adicionar à caixinha de medicamentos alguns frasquinhos de Óleos Essenciais, que são produtos naturais, praticamente sem contra-indicações e que, quando usados da maneira correta, substituem a alopatia com eficácia comprovada em muitas situações. Peço apenas que as grávidas não os usem indiscriminadamente sem conhecimento prévio e autorizado, por escrito, de seus médicos.

Cito uma aplicação interessante: há muito tempo, os caboclos já utilizavam os óleos de Citronela e Copaíba para afastar qualquer tipo de mosquito e inseto dos locais onde viviam. Hoje, com o avanço da tecnologia, obtemos estes óleos concentrados, chamados óleos essenciais, retirados das mesmas plantas e com uma eficácia ainda maior. Já existem também velas que podem ser utilizadas como repelentes naturais, com óleo vegetal de Andiroba ou óleo essencial de Copaíba adicionados a elas: quando acesas, elas protegem o ambiente, exalando um bom aroma.

Quanto às queimaduras solares, você pode acalmar a pele com o Óleo Essencial de Lavanda. Este é um dos únicos óleos essenciais que podem ser usados diretamente sobre a pele, sem a necessidade de ser diluído em um óleo vegetal, gel ou creme (que chamamos de veículo carregador ou diluidor). O alívio é imediato. O mesmo óleo trata outros tipos de queimadura, portanto, tenha-o sempre à mão, principalmente na cozinha.

Já as micoses e herpes simples, que adoram calor, não resistem ao Óleo Essencial de Tea Tree: por ser bactericida, ele tem a propriedade de eliminar bactérias das mais diversas. Assim como a Lavanda, também pode ser usado topicamente, ou seja, diretamente sobre a pele, sem a necessidade de diluição. É colocar numa unha com micose (onicomicose), sobre a herpes simples e vê-las sumir em poucos dias.

Bem, eu espero que seu verão seja maravilhoso e suas férias, inesquecíveis. Abaixo, trago algumas receitas bem interessantes, tome nota. E se você precisar de socorro, não se esqueça: os óleos essenciais e a Aromaterapia estão aí para, sempre de maneira natural, auxiliá-la.





Aprenda a usar os óleos essenciais nos primeiros-socorros

Repelente natural: Para aplicar diretamente na pele, misture três gotas Óleo Essencial de Copaíba e três gotas de Óleo Essencial de Citronela em uma colher de sopa de óleo vegetal ou gel. Vale um lembrete: os óleos de citronela e copaíba nunca podem ser usados diretamente sobre a pele, somente diluídos. Na praia ou quando for expor-se ao sol, é preferível utilizar somente o óleo de copaíba, já que o de citronela é fotossensibilizante, ou seja, sob a ação do sol ele pode manchar a pele. É ideal usar um bloqueador solar junto com os óleos essenciais.
Para evitar a dengue: Além de medidas como esvaziar pratinhos de plantas, garrafas e espaços que apresentem água parada, acrescente, a cada 100 ml de água limpa, 50 gotas de Óleo Essencial de Citronela ou Copaíba. A mistura deve ser aplicada nos cantinhos e frestas difíceis de limpar ou que acumulam água de chuva.

Quatro óleos essenciais para levar na caixa de medicamentos

Lavanda – é conhecido como óleo universal devido a sua variedade de aplicações. É analgésico, sedativo, anti-séptico e antiinflamatório. Lavanda pode ser utilizado para desinfetar cortes e arranhões e em queimaduras (aplicando-o sobre o local afetado, já que é um dos únicos óleos essenciais que podem ser usados topicamente sem veículo carregador e diluição). O óleo é indicado ainda para promover relaxamento, como antidepressivo, para dores de cabeça, TPM e insônia.


Limão Siciliano e ou Tahiti – assim como a Lavanda, o limão tem propriedades anti-sépticas e pode ser usado na desinfecção de cortes. Além disto, é indicado para dor de garganta (deve-se preparar um gargarejo com meio copo de água morna e 1 gota de óleo essencial de limão).
Este óleo é um bom desinfetante – é só usar uma gota nas mãos após ir ao banheiro. Na cozinha, é bom para matar bactérias de bancadas e pias: basta uma gota numa colher de água. Outras aplicações para o óleo de limão: remover graxa e chiclete.
Os óleos essenciais de Limão Siciliano e Tahiti são fotossensibilizantes, ou seja, ao usá-los na pele é preciso evitar exposição ao sol.


Hortelã Pimenta – O óleo traz alívio para dores de cabeça e náuseas. No primeiro caso, basta aplicar uma gota (diluída em uma colher de café de óleo vegetal) sobre as têmporas – nunca sobre os olhos. Pode ser utilizado também em compressas, colocando algumas gotas numa bacia de água gelada.


Tea tree - é um óleo muito bom que pode ser usado topicamente e sem diluição. É indicado como bactericida e fungicida em casos como acne, infecção urinária, brotoejas, herpes, afta e micose nas unhas, entre outras utilidades.


Samia Maluf é formada em psicologia, com especialização em adicções, depressão e síndrome do pânico. Possui formação em Aromaterapia e é autodidata em Aromacologia (ciência que estuda o aroma – dos óleos essenciais às essências sintéticas – no comportamento humano como meio de evocar memórias e sensações). Trabalha atendendo pacientes e como consultora para empresas e spas em todo o Brasil. Mais informações ser obtidas no site www.bysamia.com.br . Contatos também pelo telefone (11) 3679-8001 e pelo email atendimento@bysamia.com.br





 
 

 

tarô do amor - tarô das bruxas - tarô de Marselha - tarô da espiritualidade - tarô do trabalho - tarô do dia
tarô da sorte- tarô do sexo - bola de cristal - dadomancia -baralho cigano - dominomancia -jogo de runas
jogo de buzios - cartomancia - oráculo do amor - numerologia do amor - runas do amor -oráculo dos chakras